Nossa História

Trazido ao Brasil no início dos anos 90, o Pathwork® conta com regionais por todo o país. Cada regional possui gestão descentralizada, independente e autônoma. As primeiras regionais tiveram a autorização da International Pathwork Foundation, situada nos Estados Unidos e proprietária dos direitos de uso da metodologia. Atualmente, o grupo de liderança nacional é responsável por novas concessões às futuras regionais.

A Regional São Paulo, que também representa o estado do Paraná, é pioneira na implatação do Programa Pathwork® de Transformação Pessoal brasileiro:

Atuação desde 1996. O primeiro treinamento para facilitadores e helpers foi realizado em 29 de junho de 1996. A primeira fase desse treinamento foi coordenada por Ana Maria Gavazzi e conduzida por Donovan e Susan Thesenga. A segunda fase sob a mesma coordenação, foi conduzida por Gene Humphrey.

O segundo treinamento foi coordenado por Ana Maria Gavazzi e conduzido Donovan e Susan Thesenga. Em sua segunda fase, sob a mesma coordenação, foi conduzido por Ana Maria e helpers locais.

A Regional São Paulo foi a primeira a atuar com professores brasileiros formados no Brasil, um marco para a expansão do Pathwork® no Brasil que passou a contar com profissionais brasileiros capacitados a conduzir novas formações e uma grade curricular cuidadosamente desenvolvida.

Responsável pela formação de centenas de helpers e facilitadores que levam a metodologia a todo o Estado de São Paulo e Paraná. Além disso, a regional também formou helpers e facilitadores que estão hoje na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e no Uruguai, Portugal e Alemanha.

Você sabia?

  • A primeira formação de facilitadores e helpers no Brasil foi realizada em Salvador (Bahia) quando a psicóloga e psicoterapeuta brasileira Aidda Pustilnik convidou Donovan Thesenga e Susan Thesenga – helpers americanos – para dar início ao treinamento. Dessa turma surgiram as primeiras lideranças de regionais brasileiras: Aidda Pustilnik na Bahia, Gilda Vasconcelos em Brasília, Glória Costa no Rio de Janeiro, Regina Lacerda em Minas Gerais, Renate Müller no Rio Grande do Sul, além de Ana Maria Baptista Gavazzi em São Paulo.
  • Um dos primeiros eventos de envergadura idealizados pela Regional foi um Encontro com Judith Sally, que participou do grupo de Pathwork® de Eva Pierrakos e foi praticante de 1958 a 2022. Em 2004, houve a Conferência Internacional do Pathwork® realizada em Angra dos Reis (RJ). A partir daí, a Regional criou uma estrutura para promover encontros anuais nos meses de setembro desde 2008. Veja mais sobre os Encontros Anuais
error: Conteúdo protegido